Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dica de Filme



PROJETO VÍDEO NA ESCOLA

GEOGRAFIA - Prof.ª Marli Vieira
 
TEMA GEOGRÁFICO: Meio Ambiente

FILME: “A ÚLTIMA HORA” (The 11th Hour, EUA, 2007, Documentário/Direção de Nadia Conners e Leila Conners Petersen)

SINOPSE: O documentário, narrado e produzido por Leonardo de Caprio, discute a posição do ser humano no século XXI diante dos problemas ambientais gerados pelo modelo de desenvolvimento tradicional, o qual prioriza apenas o crescimento econômico em detrimento à exploração dos recursos naturais, tendo a concepção errônea de dissociar o homem da natureza, como se o primeiro fosse extrapolado e senhor superior ao segundo (a natureza).

Diversos cientistas e especialistas na área ambiental e outras destacam a ação antrópica, irracional, que levou à destruição da biosfera, no decorrer dos anos, desde a I Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra, no final do Século XVIII e que ocasionou catástrofes naturais que vivemos atualmente.

O filme trata o conceito real de meio ambiente, pois este retrata todas as interfaces associadas à relação do homem com a natureza, já que o primeiro faz parte do meio ambiente, pois é um ser integrante da evolução e história da Terra. Por isso, não é só a natureza sem o homem que é focado no filme, mas também a natureza do homem neste, ou seja, como ele se relaciona e os efeitos desta relação, seja na economia (exploração dos recursos naturais de forma desenfreada e exploração do homem pelo homem, corporações mundiais poderosas), na sociedade (má distribuição de renda, pobreza, fome, exclusão social), na política (baseada no crescimento econômico), na cultura (do domínio humano sobre a dinâmica da natural da Terra) etc.

Do consumismo desenfreado ao capitalismo selvagem á necessidade do ser humano de ter e ser, o filme alia imagens de tragédias naturais, da natureza devastada e de povos de diversas nacionalidades para afirmar que o mundo está superlotando e nem por isso aumentando ou aceitando passivamente tal ocupação.

Tendencioso – porém atual – o filme nos coloca de frente com uma realidade que ignoramos terminantemente, talvez porque não acreditamos viver tanto para ver o mundo acabar.
O foco do filme é a situação e realidade dos Estados Unidos, mas nada que não possamos refletir em termos locais, regionais, continentais e mundiais.

 
Com base no filme, analise as frases abaixo e disserte a respeito das mesmas:

1. "O meio ambiente irá sobreviver.
Nós é que corremos o risco de não sobreviver
ou podemos viver num mundo em que não queremos viver"
                                                                                                            Kenny Ausubel

2. "Não se trata de questões tecnológicas ou do excesso de dióxido de carbono,
assim como não se trata apenas de desperdício.
Tudo isso são sintomas do problema,
que é o modo como pensamos.
O problema é, fundamentalmente, um problema cultural".
                                                                                                                Thom Hartmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário